Mãe Natureza é a nossa Grande Mãe, é aquela que nos dá vida, que nos permite viver.
Nosso alimento vem da Terra, e a Terra nos abriga como um lar, é nosso lar. Quando estamos em meio á algum lugar natural (como uma floresta ou o próprio campo) podemos sentir a energia da Mãe nos abraçando e reconfortando, ou mesmo senti-la de pé, numa simples grama de jardim ou planta que esteja feliz, com algum esforço para nos ligarmos a Ela...
A Mãe Terra, Mãe Natureza, ou qualquer que seja o nome que lhe dermos, sempre vai estar lá, esperando a visita de seus filhos e filhas na sua casa. Esta casa é a própria Natureza, que podemos visitar quando quisermos. E é bom lembrar que é nosso dever respeitar a Terra bem como tudo o que nos é VITAL.
As Águas subterrâneas são limpas pela Terra Mãe, e, quando estão prontas, são expelidas e formam as nascentes.
Estas, por sua vez, formam os rios e vão para o Grande Mar formado na Aurora do Mundo.
Quando evaporadas, tornam-se vapor de água, que é Ar, e condensam-se formando nuvens. Quando chove a Água cai na Terra e volta ao subterrâneo novamente.
O Fogo se abriga no centro da Mãe Terra (o núcleo de nosso planeta é formado por magma), e vem a superfície através dos majestosos vulcões. O Fogo também se manifesta através do calor e luz do Sol.
Todos os Elementos se relacionam entre si, e isso é vital para nossa vida e para a vida de todo o Planeta que é a Nossa Grande Mãe Natureza.
Todos os Profetas e todos os Sábios verdadeiros, inclusive o Grande Mestre Jesus Cristo tinham este conhecimento. De fato, o conhecimento e a consideração com a Grande Mãe é um grande passo para a verdadeira Sabedoria.
A agricultura surgiu pelas mentes e pelas mãos dos homens que estavam próximos da Mãe- e isto mudou todo o nosso futuro, muitas das primeiras- e sábias- religiões louvavam e adoravam a Terra e foi ainda nestes remotos tempos que a Sabedoria de religiões como a Céltica começaram a usar o verdadeiro termo Mãe para com a Terra. Características humanas importantes, como a fertilidade, foram vistas na Terra, tanto quanto o amor e satisfação que uma Mãe tem ao alimentar todos os seus filhos e filhas. E os humanos notaram estas e outras qualidades da Terra como de outros Elementos, eles perceberam que, se existe um ser supremo, a Terra Mãe é uma das faces da Deusa (ou o lado feminino de Deus).
Porém o tempo passou, estas religiões foram extintas e muitas, muitas pessoas não se importaram mais com a Mãe. Florestas inteiras foram destruídas mas não mais para alimentar e sim para lucrar, simplesmente porque alguém ganhava com isto. As monoculturas se espalharam e depois veio a Revolução Industrial. Que tortura Nossa Mãe sofreu- e ainda sofre. Hoje, necessitamos de produção alimentícia em grande escala, e a indústria não faria mal se fosse bem administrada e utilizada de uma forma ética que respeitasse os Recursos Naturais e promovesse o Desenvolvimento Sustentável. Desta maneira, a indústria seria realmente boa.
Nossa Mãe (talvez você ache que eu uso muito este termo mas acredito que de uma forma ou de outra a Terra Mãe, o Planeta é nossa mãe) foi e ainda é paciente. Porém, além de tudo, humanos escravizaram seus irmãos, explodiram mais guerras e revoltas do que jamais se vira na história do mundo, muitas religiões foram reprimidas e sucumbiram e a miséria se multiplicou (especialmente nos séculos XVI á XVIII, e no séc. XIX tivemos as duas Guerras Mundiais). Toda a Mãe dá um corretivo em seus filhos(as) e a Europa foi atacada por muitos invernos rigorosos, muitos navios naufragaram e um vulcão entrou em erupção.
Próximo da Indonésia o vulcão Krakatoa explodiu de tal maneira que toda a sua pequena ilha queimou e afundou no Mar, provocando ondas enormes que arrastaram embarcações e expelindo uma nuvem de fumaça que chegou até as extremidades de ilhas próximas. O que mais a Mãe, a Deusa, fez para mostrar que o que fazíamos não era justo é algo que só Deus sabe, mas com certeza foi muito mais do que imaginamos.
Finalmente começaram a surgir grupos ambientalistas, este novo grupo focou seriamente algo que era de suma importância para todos: a ação contra a degradação do meio-ambiente. Espalhou-se a Ecologia (é bom lembrar que desde o Renascimento, ou ainda antes talvez, já existiam pessoas que estudavam o ambiente e simpatizavam com idéias de ligação natural, mas mesmo quando estourou a revolução industrial faltaram ações, havia muita falta de conhecimento dos reais efeitos destes) e a Grande Mãe Terra alegrou-se juntamente com muitos, muitos outros seres. Nascia a consciência ecológica que se preocupa com o Planeta, que é a Nossa Mãe. E, finalmente a humanidade voltou-se para os problemas ambientais (que atormentam Nossa Mãe e nossas vidas) e passou a combatê-los!
Hoje nós - este termo compreende uma parcela bastante significativa de seres humanos, mas podia ser bem maior - voltamos a amar, respeitar e admirar a Nossa Grande Mãe com o nome de Natureza. As ameaças (transgênicos, desmatamento, poluição, caça ilegal, aquecimento global, etc) ainda não acabaram, mas as soluções (consciência ecológica, reflorestamento, reservas naturais, desenvolvimento sustentável, bio-combustíveis, etc) já estão aí.
Agora nós podemos ajudar a Nossa Grande Mãe Terra, mas eu pergunto:
O que Você faz para ajudar a Nossa Mãe?
NATUREBA.Responsabilidade Ambiental na Prática:combate ao desperdício e preservação da natureza através do consumo consciente. Disponível em: <http://www.natureba.com.br/>
NATUREBA.Responsabilidade Ambiental na Prática:combate ao desperdício e preservação da natureza através do consumo consciente. Disponível em: <http://www.natureba.com.br/>
Nenhum comentário:
Postar um comentário